novo f

sexta-feira, 7 de março de 2014

Apesar da chuva, nível de água nos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste fica igual

Chuva em SP não foi suficiente para melhorar nível das represasCERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Apesar das chuvas em algumas regiões do Brasil nesta quarta-feira (5), os níveis de água das usinas hidrelétricas continuam iguais. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, de acordo com relatório do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) desta-quarta-feira, o nível do reservatório opera com 34,66% da capacidade, número igual ao relatório da última terça (4). 

Nas regiões Nordeste e Sul, houve uma pequena melhora, mas os níveis ainda continuam abaixo da média. A região Sul tem 39,17% da capacidade, enquanto a região Nordeste trabalha com 42,16%.

A única região que opera com mais de 50% da capacidade é a Norte. Segundo o relatório, os níveis de água da região estão em quase 82%.

O ONS informou que, durante o mês de março, os reservatórios devem operar com uma quantidade de água equivalente a 67% da média histórica.

Por este motivo, o MME (Ministério das Minas e Energia) informou nesta quarta-feira que autorizou a operação excepcional temporária de mais uma termelétrica — a usina Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, que deve operar por 60 dias para garantir os níveis satisfatórios de energia.

Com menos de 40% da capacidade nas represas de Sul e Sudeste, governo manda ligar mais uma termelétrica 

Leia mais notícias de Brasil e Política

A termelétrica é movida a GNL (gás natural liquefeito) e vai gerar 250 megawatts de energia nos meses de março e abril. No ano passado, a usina também foi acionada durante os meses de fevereiro e março.

Situação atual

Em janeiro de 2014, o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que responde por 70% da capacidade de armazenamento do sistema elétrico do Brasil, registrou o terceiro pior valor de energia da história para o mês nos últimos 84 anos.   Em fevereiro, as represas das duas regiões apresentaram o segundo pior valor da história para o mês. O valor de energia é o volume de eletricidade que pode ser produzido de acordo com o regime de chuvas.

A situação também é preocupante na região Nordeste. Em fevereiro, os reservatórios chegaram ao menor nível registrado na história. Na última terça-feira (4), o índice atingiu 42,14%. Na região Sul, os reservatórios aumentaram para 39,17% da capacidade nesta quarta, mas ainda preocupam.

A única região com níveis confortáveis dos reservatórios é o Norte, onde as represas estão hoje com 82% da capacidade.

Segundo a ONS, a previsão é que o volume de chuvas aumente nesta primeira semana de março em todas as regiões, o que deve elevar o nível dos reservatórios.

Nenhum comentário:

novo i

novo j

2015