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sábado, 9 de março de 2013

COMO COLOCAR SEU SITE EM PRIMEIRO LUGAR NO GOOGLE


Como conseguir o primeiro lugar no Google?
 Ou como colocar o seu blog nas primeiras posições do motor de busca mais usado no mundo? É sabido que os internautas apenas clicam nas primeiras posições dos motores de busca quando procuram por determinado assunto, logo, faz todo o sentido que o leitor queira colocar o seu blogue nas primeiras 10 posições, e de preferência no 1º lugar no google. No entanto, se fosse fácil, todos estavam na primeira posição do Google. A optimização de um site/blog relativamente ao seu posicionamento nos motores de busca, mais conhecido por Search Engine Optimization (SEO), é uma das técnicas que nos permite alcançar tal proeza, e a que vou abordar neste post. Então como chegar no primeiro lugar do Google?

O que fazer para chegar ao primeiro lugar da Google?

Existem dois caminhos que deve seguir, e se o leitor seguir à risca todos os conselhos que vou dar, o primeiro lugar, ou uma das primeiras 10 posições são possíveis de alcançar.

Técnicas para conseguir o primeiro lugar na Google

O primeiro passo a dar é a optimização da página “onsite”, ou optimizar a página para determinadas palavras-chave, e a segunda é fazer uma campanha de angariação de “back links”, ou conseguir com que existam links que estejam noutros sites/blogs, que apontem para o seu. Além disso, convém que esses links contenham essas palavras na ancora dos mesmos, ou que contenham as palavras chave que lhe interessam no texto que compõe o link.

Optimização On-Site

A optimização on-site, é a que se faz na página. Deve optimizar as páginas (posts) do seu blog para determinadas palavras-chave (keys). Pode começar por usar essas keys no endereço do blog (URL), no titulo do blog, no titulo dos posts, e no texto que compõe o post. Nesse texto, convém usar as tags H2, H3, H4 …. Essas tags referem-se ao tamanho da letra no post, sendo a H2 a maior e a H5 a menor. A mais importante acaba por ser a H2, e a que convém não esquecer de usar.
Também é importante usar as mesmas keys em bold, itálico, sublinhado, nas tags, categorias, e nas ancoras dos links internos do blog. Além disso, também é de levar em conta a utilização de imagens e o uso das mesmas keys no titulo e descrição da imagem. Falarei num post seguinte tudo sobre SEO ON-Site ou ON-Page (na página).

Backlinks

Cada vez são mais importantes os “back-links”. Longe vai o tempo em que bastava optimizar a página para alcançar bons resultados. Após uma massificação de páginas optimizadas internamente, o Google começou a dar mais importância aos backlinks e à qualidade dos mesmos. É sobre essa qualidade que lhe vou falar.

Ancoras dos BackLinks

Para conseguir um bom posicionamento, as palavras que esses backlinks contém são de extrema importância. Sugiro que assim que terminar a optimização na página, que inicie uma campanha de angariação de backlinks. Pode começar por criar links nas directorias que existem na net, e sobretudo aquelas que têm um Page Rank alto e os links são dofollow. Se o leitor descobrir que alguém linkou consigo e escreveu “clique aqui” ou “no blog do João” experimente entrar em contacto com esse autor e peça-lhe encarecidamente que use as suas keys em vez das que ele usou. Falarei mais sobre backlinks noutro post.

Backlinks com PR alto

Para conseguir alcançar as primeiras posições, convém que esses backlinks estejam em sites/blogs com PR alto. Quantos maior o PR melhor, pois maior é a relevância que o Google lhes atribui. Para keys muito concorridas, convém que tenha links em páginas com PR4 e PR5. Além disso, e para não parecer que foram comprados, convém que tenha umas centenas de links em páginas de PR baixos.

Sites / Blogs Relacionados

Outro factor muito importante para um bom posicionamento, é o de ter links em blogs/sites relacionados com o seu, ou dentro do mesmo nicho. São esses os que o colocam no primeiro lugar da Google, e os que o motor de busca considera mais relevantes.

DoFollow

Convém esclarecer o leitor que os backlinks que contam para o ranking no Google são os que têm o atributo “follow”, ou todos aqueles em que o administrador do site ou blog, não coloca o “nofollow”. Se forem “follow”, significa que o autor está a atribuir um voto de confiança, ou a dizer ao Google que deve seguir o link pois vai encontrar assunto relacionado com essas keys. Pode ter muitos links “no follow”, mas são apenas os “do follow” que o Google contabiliza. Outros motores de busca contabilizam os “nofollow”, mas é para o Goole que deve optimizar o seu blog, pois é ele que lhe envia a maior percentagem de visitas.

Cauda Longa

Para o leitor principiante, sugiro que se restrinja às palavras da cauda longa, ou “long tail”. Essas palavras são as que têm menos concorrência. Ex: no nicho das “casas”, a palavra mais concorrida é “casas”, depois “comprar casas”, mas existem as “comprar casas em Lisboa”, ou “comprar casas no Porto”. Essa são as que deve apostar, pois são as que demoram menos tempo a conquistar o primeiro lugar no Google.

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